sexta-feira, 6 de março de 2009

40 anos de Desfolhada - A canção mais mobilizadora e entusiasmante do festival


"Das participações portuguesas na Eurovisão, a "Desfolhada" de Simone de Oliveira está longe de ser a mais bem sucedida (Lúcia Moniz, em 1996, ganhou esse rótulo), a historicamente mais marcante (Paulo de Carvalho, em 1974, viu "E Depois do Adeus" transformado em senha de revolução), mas constituiu, sem dúvida, a mais entusiasmante e mobilizadora de todas. Segunda participação eurovisiva de Simone de Oliveira (que tinha já sido enviada a Nápoles para defender "Sol de Inverno" em 1965), a "Desfolhada" mereceu honras de causa nacional. Em Madrid recebeu apenas quatro magros pontos (dois espanhóis, um francês e um belga), para verdadeiro luso-escândalo. A cantora foi, de resto, esperada em Santa Apolónia, ao regresso, com sonora manisfestação de desagravo. Com lágrimas e palavras de ordem! Inesperado estatuto para uma canção que chocou a moral da época ao cantar "quem faz um filho fá-lo por gosto". "
foto e artigo in DN, data não identificada

Um comentário:

com senso disse...

Sinto-me um previligiado pois vivi essa época e esses momentos intensamente.
Houve uma emoção colectiva, um arrebatamento nacional que, num país mergulhado numa ditadura, vivendo uma guerra absurda e mortifera, foi catalizador de espírito de redenção nacional que então se acendeu.
Simone foi a voz de Portugal. Uma voz forte, livre, única... uma pedrada que ajudou a destruir tabús e nos uniu a todos, dando-nos uma esperança tão necessária de que tempos novos estavam a chegar...