domingo, 12 de abril de 2009

Simone - Os Gatos

O poema é de José Carlos Ary dos Santos. "Os Gatos" foram escritos para os 25 anos de carreira de Simone num projecto que nunca saiu do papel. Desse projecto fazem parte poemas como "A Cidade", "O País do Eça", "O nome" entre outras.

O espectáculo é a Vez e a Voz, espectáculo de comemoração dos 25 anos de carreira de Simone

Um comentário:

com senso disse...

Um poema magnifico, uma música belissima, uma voz espantosa que os valoriza, mas infelizmente um arranjo algo problemático que Simone consegue superar devido ao seu talento.
O mesmo aliás se passou com as restantes canções citadas.
Estas canções faziam parte de um projecto em que Simone, Ary e Nazareth Fernandes estiveram envolvidos.
Em 1981, quase a completar 25 anos de carreira Simone pretendeu a dada altura gravar um disco apenas com canções novas de Ary e Nazareth Fernandes. Coisa que se revelava então algo complicada pois os dois autores encontravam-se de relações cortadas.
Precisou pois Simone de dar o empurrão para o que todos desejavam: a reconciliação dessa magnifica dupla.
Feita esta, nasceu o projecto do tal disco.
Esse projecto teria o nome de se "Mineral, Vegetal, Animal, Racional" e as três referidas canções faziam parte dele.
Apesar de suscitar então a curiosidade da imprensa e o apetite de muitos admiradores, as gravadoras não se mostraram interessadas no projecto e o disco não foi para a frente.
Algumas canções contudo foram escritas e Simone acabou por cantá-las. "Os Gatos" e "Cidade" acabaram por ser aproveitados para um espectáculo de revista no ABC onde Simone era artista convidada.
Como se sabe contudo, as orquestras de revista são muito rudimentares e os arranjos acabaram por se ressentir disso mesmo.
Um outro poema pertencente a esse projecto foi "Pedras Preciosas", mais tarde gravado em disco como fado, mas com música de Martinho de Assunção.
Peço desculpa por me ter alongado muito, mas não quis deixar de realçar o facto de Simone de Oliveira ter sido uma das mais óbvias vitimas da falta de racionalidade artistica das nossas gravadoras, apenas preocupadas com modas e com uma imediata racionalidade finaceira!
Bem-Haja por mais este magnifico post que nos traz algo de muito significativo (sobre todos os aspectos) relativamente à música portuguesa e suas atribulações.